Esta reunião poderia ter sido um e-mail

Esta reunião poderia ter sido um e-mail setembro 22, 2020Leave a comment
Reunião com método lego serious play

“Acabaram de marcar mais uma reunião que não vai levar a nada! Isso poderia ser resolvido com um email…”

Você também gostaria que as reuniões em sua empresa não fossem encontros para que juntos os times percam 1 hora de trabalho? Quando uma reunião dessas termina, ao se perguntar o próximo passo para cada um dos participantes é comum obter respostas substancialmente diferentes sobre o que deve ser feito e quando?

O obtenção de resultados mediada pela confiança passa a acontecer quando se cria condições para que todos os membros da equipe participem das discussões, evitando que determinados membros da equipe dominem e polarizem as discussões.

Para ter mais reuniões produtivas e que enderecem questões que são bloqueios reais para que atingimento dos objetivos, é necessário que se pare de gerenciar o controle e se passe a gerenciar a confiança.

Para se quebrar este ciclo é necessário que a liderança esteja “presente”, capturando sinais do que acontece entre ele e o grupo, entre os membros do grupo e entre cada elemento e a tarefa a ser executada.

A liderança “presente” e que cumpre os compromissos assumidos com o time cria um ambiente em que todos os membros da equipe sintam que podem expressar suas verdadeiras opiniões (e porque não dizer sentimentos…) sem se sentirem intimidados ou sem intimidar ninguém.

Se todos os participantes de uma discussão se sentirem livres para contribuir e se apresentem com o mesmo nível de interesse e engajamento, sem interesses ou agendas ocultas é possível aumentar o entendimento da equipe sobre temas críticos e, ao mesmo tempo, evitar frustrações.

Além do engajamento, a dinâmica do grupo vinculado pela confiança cria suas próprias regras operativas (como é ser um membro deste grupo e como o trabalho por aqui é feito) e esta cultura faz com que aqueles que não se encaixam naturalmente prefiram deixa-lo.

O Método Lego Serious Play®

O Método Lego Serious Play® provoca novos aprendizados e promove novas formas de pensar, utilizando o tempo com eficiência e evitando que alguém se desligue no meio deste caminho.

Além disso, o Método LSP cria condições equitativas para discussão, dando voz aos tímidos ou àqueles que já sentíamos ter perdido; destrava o potencial coletivo e criativo de times dentro das organizações, gerando engajamento e colocando todos os participantes no mesmo nível, abrindo a via para a construção de novas respostas a desafios complexos.

O grupo que constrói e cocria, tendo suas opiniões respeitadas e não criticadas, se engaja fazendo com que todos no entorno da mesa tenham interesse e participem da agenda de discussão, compartilhando o mesmo entendimento do problema, como fazer para resolvê-lo e vibrando com o seu progresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

O que você quer transformar?