Professores e Educadores na Linha de Frente

Professores e Educadores na Linha de Frente setembro 24, 2020Leave a comment
Professores na LInha de Frente

No início da pandemia, vimos muitas manifestações de apoio aos profissionais de saúde na linha de frente do combate ao novo corona vírus em muitos países. Agora que estamos começando a assistir à retomada das aulas e são os professores que estão na linha de frente, vamos às sacadas aplaudi-los no final de cada dia?

A Família é provavelmente a instituição que mais sofreu desde o início da pandemia. As Famílias estão sofrendo e querem que a Escola, Professores e Educadores ajudem seus filhos. Pais que tiveram de assumir de uma hora para outra a tarefa de apoiar professores e se dedicar ao home schooling reconhecem a importância e a dedicação dos professores.

Entretanto, com o retorno das aulas, a pressão que se coloca sobre os professores é brutal. Além de educar nossas crianças, eles devem cuidar para que sejam respeitadas as exigências de higiene e distanciamento social, controlar o contágio, compensar com esforço pessoal (como já o fazem há anos…) as deficiências de recursos do sistema de ensino e além disso devolver a sanidade à sociedade.

Impossível devolver sanidade à sociedade sem mudanças na Educação. Muitos se comprazem no fato de que parte do sistema continuou funcionando em modo online. A verdade é que digitalizou-se o que funcionava mal.

Hoje os cidadãos são educados para ser “outra coisa”, algo que a sociedade quer que os indivíduos sejam, algo distante daquilo do meu desejo enraizado no autoconhecimento. Educa-se pela política da inconsciência e prepara-se para o egoísmo, individualismo, hipercompetição, formando-se assim indivíduos não críticos, inconscientes de seu lugar no mundo, a perpetuar um modelo que segrega e privilegia há gerações.

Entre estes 2 sistemas doentes e em conflito – família e escola – estão os alunos de todas as idades. Formamos indivíduos sem capacidade para refletir sobre si e sobre o que acontece no contexto ao seu redor. A educação de qualidade está na mão de poucos hoje, para que no futuro permaneça nas mãos de poucos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

O que você quer transformar?