Transformação Digital e a criação de Estratégias ONLINE

Transformação Digital e a criação de Estratégias ONLINE setembro 17, 2020Leave a comment
Estratégia Lego Serious Play

A pandemia da COVID-19 evidenciou a importância da integração entre lideranças, grupos e departamentos para que estruturas ágeis possam funcionar de verdade.

Empresas que ainda não viviam esta realidade (e até mesmo aquelas que já haviam dado os primeiros passos em sua transformação digital) vivem hoje o medo de que suas organizações não consigam se reorganizar estruturalmente e/ou estrategicamente para responder aos desafios de um mercado ultracompetitivo, com complexidade crescente e onde não existem respostas únicas.

Não há outra maneira de atravessar este momento sem as pessoas no centro, como o principal ativo e diferencial estratégico das organizações, sendo capazes de tangibilizar, construir ou cocriar novas respostas, articulando a capacidade das empresas de se realinharem e se reorganizarem de forma rápida para potencializar sua competitividade de forma sadia.

Líderes precisam fazer com que seus times sejam capazes de CONSTRUIR e COMPARTILHAR a visão estratégica, atuando de forma engajada, colaborativa, sem desvios do alvo, sem ocupar-se do que não é importante.

Justamente por não ter todas as respostas, as lideranças que conseguem esta mobilização em suas organizações têm a coragem de lidar com os fatos como e à medida em que eles se apresentam, abandonando a ideia de que se ater a planejamento estratégico determinado no início de um ano fiscal.

A Pandemia prova seu ponto de que as empresas se engajam em longos ciclos de planejamento (planejar, planejar, planejar para enfim executar) que não se concretizam por falta de disciplina estratégica ou porque a vida tinha outros planos.

O Método Lego Serious Play®

Metodologias como o Lego Serious Play® criam condições equitativas para discussão e abordagem da complexidade (fazer, planejar, fazer, planejar…) abrindo espaço para acomodar os resultados das ações de curto prazo de uma organização em seu planejamento, redirecionando estratégias em resposta ao mercado de forma mais “online”.

A Metodologia Lego Serious Play® pode ser totalmente customizada às necessidades de uma empresa e quebra a maneira habitual de pensar, maximizando e destravando o potencial coletivo de times dentro das organizações, gerando engajamento e colocando todos os participantes no mesmo nível, abrindo a via para a construção de novas respostas a desafios complexos como o desenvolvimento e criação de estratégias efetivas, desenvolvimento de conceitos de produtos, posicionamento e reposicionamento de marcas, definição de planos de ação e priorização de atividades.

O grupo que constrói e cocria, tendo suas opiniões respeitadas e não criticadas, se engaja. O engajamento traz comprometimento uma vez que se encontra a resposta ou solução de um problema.

Um time comprometido é um time leal quando ninguém está olhando e maduro para conduzir ações necessárias à travessia do momento ou desenho da organização pós-pandemia, partindo dos recursos que se têm disponível à mão hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

O que você quer transformar?