O Curriculum é a ferramenta de marketing mais importante para a abordagem de mercado. Seja em papel ou em seu formato digital, muito mais que um relato cronológico de experiências, o curriculum campeão na geração de entrevistas é aquele que o diferencia de outros competidores para o mesmo emprego, faz você subir na pilha de candidatos e na preferência do recrutador.
Novas formas de conseguir este efeito tem surgido e uma das que considero mais importante é a criação de uma marca pessoal. Alguns podem entender a criação de uma marca como algo que restringe as oportunidades profissionais. Sempre digo a meus clientes em processo de aconselhamento e recolocação profissional que a marca pessoal irá, na verdade, ajudar o recrutador a posicioná-lo frente a outros concorrentes e a construir a argumentação necessária para a recomendação de seu perfil como sendo o ideal para a oportunidade em questão.
Ser reconhecido como expert em monitoramento de redes sociais, um profissional apaixonado por startup de projetos, o recurso de TI com viés de negócios ou um vendedor acostumado a viabilizar o sucesso de produtos de alto valor agregado ajuda em muito os profissionais de RH a formarem uma imagem sobre seu perfil em detrimento dos profissionais que acreditam que possuir um Curriculum mais amplo e genérico permitirá que eles se encaixem em um número maior de vagas. O candidato que serve para qualquer posição ou não diz exatamente a que veio gera riscos e desconforto para o profissional de RH.
Como construir sua marca pessoal
Comece a construir uma mensagem vibrante que destaque sua vitalidade, características de liderança e proposta de valor única respondendo, a partir de sua experiência pessoal, a questões como:
- O que te faz levantar da cama todos os dias e ir trabalhar?
- Que tipo de conquista é sua maior paixão no trabalho?
- Que talentos e características você possui que representam o melhor em sua área?
- Como você atingiu os sucessos em sua carreira que mais beneficiaram sua empresa?
- Que ações específicas você tomou?
- Quais as contribuições críticas feitas por você em empregos anteriores que não teriam acontecido se você não estivesse lá?
- Por quais características você quer se tornar conhecido?
Tome algum tempo para gerar as respostas mais honestas a estas questões. O Curriculum deve ser escrito ao redor de sua declaração de marca e proposta de valor. Este documento ganha outra dimensão se escrito de forma a fornecer evidências de sua imagem de marca e assim, deixar o seu discurso profissional muito mais estruturado, consistente e especialmente positivo e autêntico.