Vida e Carreira: A conquista da postura congruente

Vida e Carreira: A conquista da postura congruente agosto 5, 2015Leave a comment
postura congruente

A postura congruente

É impossível permanecermos sempre na mesma postura de sobrevivência e então para conseguir algum alívio, nos alternamos entre elas. É verdade também que todas as posturas possuem em si a própria semente que nos permite aprender a sermos congruentes: a postura do aplacador guarda em si a semente do cuidado, o acusador, a semente da assertividade, a postura super razoável guarda a semente da inteligência e a postura do irrelevante as sementes da criatividade e flexibilidade. (nota: sempre que mencionarmos alguma postura mencionada anteriormente, farei a inserção do link para o artigo correspondente).


Para nos tornarmos congruentes é necessário aprender novas maneiras de nos comunicar, atingindo um novo equilíbrio entre autoexpressão e autorrepressão. A autoexpressão nos move em direção à nossa inteireza. Nossas regras e crenças, os “deverias” e “não deverias” podem atuar no fluxo contrário, cerceando aquilo o que sentimos e dizemos. O coaching pode ajudar as pessoas e entender em que áreas de suas vidas elas estão se colocando no piloto automático, preferindo REAGIR com sentimentos e interpretações do mundo ancoradas ao passado a LIDAR com a vida apoiado em novas possibilidades, viáveis apenas quando nossa autoestima está inteira.


Quando decidimos responder de forma congruente, não é porque queremos ganhar, controlar os outros ou as situações, nos defender ou ignorar outras pessoas. Escolher responder de forma congruente significa sermos nós mesmos nos relacionarmos e nos conectarmos com os outros diretamente. Queremos responder a partir de uma posição de respeito por nós mesmos e pelos outros, conscientes do contexto atual. Não significa ser feliz, não ter problemas ou ser educado qualquer que seja a situação.

Como adotar o perfil congruente na vida e nos negócios.

A congruência vai além de nosso estado interior. Diz respeito também a forma como transmitimos o que queremos dizer: tom de voz, expressões faciais, postura corporal, respiração, tenacidade e o significado que atribuímos às nossas experiências…fatores que significam mais da metade da informação passada em todas as nossas interações. Como já dissemos, as palavras podem vestir-se com o presente, o passado e futuro, enquanto os aspectos não verbais de nossa comunicação refletem apenas o presente. É necessário conciliar comunicação verbal e não verbal, alinhando-as para uma comunicação e postura congruente.


Responder de forma congruente é uma questão de escolha. Significa escolher a partir da aceitação de si mesmo, do outro, do contexto e estar em pleno comando de si mesmo.


Quando somos congruentes, gatilhos emocionais perdem seu poder e deixamos de ser vítimas de nosso passado. Uma vez que reconhecemos e aceitamos nossas experiências, passado e presente não estão mais no piloto automático e deixamos de viver sob as regras do comportamento disfuncional das posturas de sobrevivência.


Uma das missões da Achieve Coaching é, portanto, apoiar as pessoas a lidar com suas próprias vulnerabilidades e assim tornarem-se seres humanos e profissionais mais plenos, criando um espaço para que suas ações representem e irradiem o seu brilho interior, protagonismo, inteireza e não suas necessidades de sobrevivência.
Entre em contato conosco e conheça nossa abordagem do processo de Coaching a partir da Antroposofia, Validação Humana e Logoteria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

O que você quer transformar?