Vida e Carreira: Postura de Sobrevivência – O Irrelevante

Vida e Carreira: Postura de Sobrevivência – O Irrelevante agosto 4, 2015Leave a comment
postura irrelevante

O Irrelevante

O irrelevante é muitas vezes confundido com o divertido ou palhaço da turma, em contra partida à postura super razoável”, sempre séria e impassível.

A sociedade irá rotular aqueles na postura de sobrevivência irrelevante como espontâneos e alegres e as pessoas gostam de estar ao seu lado porque eles descontraem qualquer ambiente.
Na verdade, seu comportamento muitas vezes inconveniente, a postura inapropriada, constantemente interrompendo o fluxo do raciocínio ou da condução de ações com sua hiperatividade, sinalizam as crenças do irrelevante de que “não há lugar para mim” ou que “ninguém se importa comigo”.

Como “nasce” um irrelevante?

Nenhum dos 3 elementos da tríade EU, OUTROS ou o CONTEXTO têm importância para este perfil. Os irrelevantes, portanto, atuam movimentando-se todo o tempo e distraindo as pessoas de qualquer ponto que esteja sob discussão sob diferentes níveis de stress, e acreditam que apenas assim poderão sobreviver.

Vimos até agora as quatro posturas de sobrevivência, assim chamadas pois despertam comportamentos incongruentes quando nos vemos em situações limite. A sociedade reforça os padrões de comportamento incongruentes porque as pessoas confundem posturas de vitimação com bondade, acusação com assertividade, razoabilidade com objetividade e irrelevância com espontaneidade.


No último artigo desta série, veja o que significa uma postura congruente e como o Coaching pode abrir o caminho até elas.


Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

O que você quer transformar?