Vida e Carreira: Posturas de Sobrevivência – O Super Razoável

Vida e Carreira: Posturas de Sobrevivência – O Super Razoável julho 24, 2015Leave a comment
postura super razoável

Nos tornamos super razoáveis quando suprimimos o EU e o OUTRO e consideramos apenas o CONTEXTO nesta tríade que estamos estudando, utilizando apenas os dados e a lógica para interagir. “É necessário ser calmo, superior e centrado a todo custo!”

Focando apenas nos fatos, nos tornamos desumanamente objetivos e não permitimos nem a nós mesmos nem aos outros incluir os sentimentos em qualquer equação. Também chamada de “computador”, esta postura elimina nossas expressões faciais, nos enrijece e nos robotiza, afinal de contas, como diz a sociedade, ser maduro significa não nos movermos, olhar, tocar ou sentir qualquer emoção.

A postura super razoável também a confundida com inteligência, pois faz uso de raciocínio intrincado e discurso repleto de jargões e palavras complexas, paixão pelos longas e detalhadas descrições, sem esboçar qualquer preocupação com o entendimento da audiência. Os super razoáveis lidam com o conflito citando pesquisas e dados para provarem que estão sempre certos, sempre desviando o foco dos sentimentos. Assim como os acusadores, os super razoáveis sofrem de solidão e vulnerabilidade e as pessoas os vêm como rígidos, chatos e obsessivos, monótonos e até manipuladores.

Como identificar um super razoável

É muito comum ouvirmos (e porque não reconhecer que dizemos) “Porque você está agindo assim? Estou sendo super razoável!” Eles estão em toda a parte! Encorajados por suas famílias e pela sociedade e serem maduros, escolhem suas profissões e se vêm presos à elas, preocupados com as informações que eles podem repassar a clientes ou a colegas, às custas de sua evolução profissional ou melhoria das condições gerais de trabalho e do mercado.

A postura rígida e isolada dos super razoáveis é que provoca maiores danos à saúde. Ela pode provocar fortes dores nas costas e uma série de doenças graves como câncer, ataques cardíaco e ressecamento das glândulas. O trabalho de coaching pode ajudar na flexibilização da postura do computador, descongelando além do corpo, os sentimentos, a carreira e a vida.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

O que você quer transformar?